terça-feira, 19 de agosto de 2014

Carta ao Dunga nº1

Caro Dunga,

Muita expectativa para esta primeira convocação, né? Sei como der ter sido complicado elaborar essa lista já que boa parte dos jogadores virtualmente melhorzinhos que temos estavam com a Seleção há uns meses, naquele evento surreal que passou por aqui.

Também entendo que inauguramos uma nova caminhada até 2018 e o grupo precisa ser renovado aos poucos. No entanto, não podemos perder de vista que quem hoje tem 29 anos, em quatro anos terá 33, idade um tanto avançada demais para a disputa de uma Copa do Mundo. E não me venha com Kloses e Lahms que ninguém aqui tem a qualidade deles nessa faixa etária.

Ainda que na coletiva você tenha defendido os critérios "qualidade" e "rendimento" para justificar alguns desses jogadores mais velhos, digo, experientes - e concordo - fico com uma pulga atrás da orelha sobre o que foi visto em nomes como Hulk, Elias e Diego Tardelli.

Vá lá que podem ser peças de fácil descarte. Porém, apesar de estarmos iniciando esse período de testes, parece um tanto evidente que esses nomes não possuem tanta qualidade a ponto de serem figurinhas carimbadas em futuras convocações.

Creio que, se for para a realização de testes, sejam chamados jogadores jovens, com idade olímpica, ou não tão próximo dos 30 anos para que sejam potencialmente úteis no médio-longo prazo. Não é preciso lembrar que as Olimpíadas são daqui a dois anos, apenas. Seria bacana dar cancha a alguns caras daquele grupo.

Compreendo que era necessário fazer justiça a Filipe Luis e Miranda, embora esbarrem no que acabei de dizer. Em contrapartida, não houve justiça ao manter a volância, praticamente a mesma da Copa. Seria interessante ter pelo menos mais um nome diferente para iniciar a renovação do setor que praticamente sentenciou nossa sorte na Copa do Mundo. A mesma coisa sobre Hulk, que se mostrou um cara forte, bundudo, rápido, mas péssimo finalizador, dentre outras deficiências técnicas crônicas. 

Bom, gostei do Rafael no gol. Com 24 anos já tem Libertadores nas costas e se mostra bastante seguro. Sabemos que não será unanimidade. Aliás, foi-se o tempo de unanimidades ou titulares indiscutíveis na meta canarinho. Portanto, fique tranquilo. Pode chamar quem quiser para essa posição pois realmente a fonte de excelentes goleiros secou por ora.

Sobre Danilo e Alexsandro, ambos ex-Santos e laterais do Porto, não sei como estão a jogar mas eis bons exemplos de apostas válidas. Assim como Everton Ribeiro, Coutinho e até Ricardo Goulart. Só que sou obrigado a te cornetar. Chamou também o Willian. Assim, temos 87 meias que correm com a bola e, novamente, só o Oscar para cadenciar. Faltou mais um Ganso da vida para, eventualmente, saber como prender a bola, passar, lançar e não só correr, driblar e cavucar um espaço aqui ou acolá, entende?

Mas, fique frio, Dunga. Estamos só começando e muito trataremos sobre isso. Vai dar tudo certo, tenho Neymar, ops, certeza.

Tamo junto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário