quarta-feira, 11 de junho de 2014

GRUPO H - Bélgica, Argélia, Rússia e Coréia do Sul

Finalmente chegamos ao último grupo! Infelizmente, o grupo mais tosco da Copa. O sorteio tem dessas coisas. Uns com muito e outros com tão pouco. O nível de competitividade aqui é bem baixo. Entretanto, se serve como consolo, é o grupo que reserva a maior candidata a surpresa da Copa. Trata-se da Bélgica.

A seleção belga é disparada a melhor desse grupo e deve avançar com um pé nas costas. Além de ser muito superior, tem uma geração promissora - muitos nomes certamente se repetirão por mais uma ou duas Copas - e pode complicar a vida de quem vier lá do grupo G nas oitavas. Conquistou sua passagem para o Brasil com relativa facilidade ao liderar seu grupo nas Eliminatórias deixando pra trás Sérvia e Croácia.

É uma equipe bem equilibrada com ótimos talentos em todas as posições. Na meta, Courtois, de apenas 22 anos, já desponta como um dos melhores goleiros do mundo. A zaga não é refém do veterano Van Buyten. Vermaelen, Kompany e Vertonghen cuidam bem do setor.

Da meia-cancha em diante desfilam jogadores jovens mas que já contam com vasta bagagem internacional tanto pela seleção como pelos seus clubes onde figuram constantemente na titularidade. Destacam-se Witsel, Mirallas, De Bruyne, Fellaini, Lukaku, o garoto Januzaj (pronuncia-se "Ianuzái"), todos eles liderados pelo astro Eden Hazard, do Chelsea.

Tudo indica que a Bélgica vai sobrar na primeira fase e tem uma chance razoável de alcançar as quartas-de-final.

A Rússia surge como principal postulante à segunda vaga do grupo. Apesar do elenco todo atuar no endinheirado e controverso futebol russo, os russos não precisaram de repescagem para vir à Copa. Quem ficou em segundo naquele grupo foi Portugal, que teve que bater a Suécia para se classificar.

Os principais nomes desse aguerrido time russo são o goleiro Akinfeev, Denisov, Zhirkov, Dzagoev e o experiente atacante Kerzhakov. A confiança na qualidade do time faz com que Capello se permita abrir mão dos experientes Arshavin, Pogrebnyak e Pavlyuchenko para esta Copa.

Longe de ser espetacular como a Bélgica, a Rússia se dá o luxo de montar um time capaz de sobreviver à fase de grupos e figurar nas oitavas.

Quem sonha surpreender novamente é a Coréia do Sul. Desde aquela roubalheira desenfreada que culminou no 4º lugar na Copa de 2002 a seleção coreana tem se mostrado um adversário traiçoeiro. Em 2006 caiu na primeira fase, um ponto atrás da França, 2ª melhor do grupo naquela ocasião. Já em 2010, caiu nas oitavas para o Uruguai.

A representatividade do futebol coreano ficou mais difícil desde a aposentadoria de Park Ji-Sung. Heung-Min Son surge como um novo ícone. Aos 21 anos, o atacante atua pelo Bayer Leverkusen, sendo o clube alemão o melhorzinho dentre os demais times onde seus companheiros atuam.

O futebol asiático sempre há de ser visto com alguma ressalva, mas dessa vez não deve oferecer resistência frente a Bélgica e Rússia.

Mais ignorada que farelo de pão, a Argélia chega para compor o grupo. Há alguns destaques que merecem um breve registro: os zagueiros Ghoulam e Mesbah, o atacante Feghouli e o jovem Bentaleb. No entanto, a Argélia é bem fraquinha embora tenha seu elenco alguns atletas atuando na Itália, Espanha e Inglaterra.

Sejamos francos, o nível do grupo é realmente meio bizarro e a probabilidade de zebra da zebra aqui é pouquíssimo provável.


PALPITE
1º - Bélgica
2º - Rússia


Para ver os demais grupos, clique:
Grupo G

Siga o blog no twitter: @botecoesportivo
E curta a página no Facebook: facebook.com/obotecoesportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário