terça-feira, 10 de junho de 2014

GRUPO G - Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos

Rapaz, esse grupo G é um dos mais engraçadinhos dessa Copa! Há um traço de grupo da morte embora tal característica não esteja muito evidente. Isso porque temos a sempre favorita Alemanha e sua geração de altíssimo nível. Além dela, Portugal de Cristiano Ronaldo, ora pois; a melhor seleção africana dentre as qualificadas; e o ascendente futebol norte-americano. Dar-se-ão brigas boas aqui.

Para mim, a Alemanha divide com o Brasil a condição de principal postulante ao título. Todavia, meu palpite pessoal tende a apostar mais num título alemão que brasileiro pelo histórico recente de ambas seleções. Explico. Enquanto o Brasil enfileirou 3 finais seguidas entre 94 e 2002, com direito a dois títulos, a Alemanha desde 2002 acumulou fracassos e vive uma fase desgraçadamente pipoqueira cujo início ocorreu justamente na final que valeu o penta canarinho.

Daquela final em diante, a Alemanha terminou em 3º no Mundial em 2006, realizado em seus domínios. Perdeu a Euro-08 para uma Espanha que ainda esboçava sua copeirice no cenário internacional. Repetiu o 3º lugar na Copa-2010 e também fechou a Euro-12 na terceira colocação. Apenas para constar, o último título mundial da Alemanha data de 1990.

Há doze anos a Alemanha vem apresentando um futebol extremamente vistoso, de franca mentalidade ofensiva mas tem falhado constantemente nos momentos decisivos, o que causa estranheza ante a tradição e força do futebol alemão. Nesse contexto, acredito que quanto mais se perde, mais próximo da vitória se está. Sim, creio que a Alemanha está prestes a novamente figurar no posto de campeã do mundo. 

(O Brasil é favorito por tudo aquilo que disse na análise do grupo A. Pelo fator casa, equipe, etc. e tal. Mas, em que pese as quedas sucessivas nas quartas-de-final em 06 e 2010, ter conquistado 2 títulos tão recentemente me fazem apostar que um terceiro triunfo não virá tão cedo assim. Com relação à Argentina, aquele probleminha defensivo pode selar sua sorte quando se deparar com uma seleção do calibre dessa alemã)

Voltando. A Alemanha tem um time excelente de ponta a ponta. Neuer no gol, Hummels e Boateng na zaga e do meio pra frente eu teria que falar uns 300 nomes pra ser justo. Schweinsteiger, Götze, Ozil, Muller, etc., etc., etc. À propósito, olho em Klose! O veterano centroavante tem a chance de se tornar o maior artilheiro em Copas do Mundo caso anote dois gols. O posto atual é de Ronaldo, com 15 gols. O alemão tem um a menos que o brasileiro.

Uma pena foi o corte do meia Reus, que fez uma temporada ótima com o Borussia Dortmund. Contudo, nem mesmo essa baixa deixa a Alemanha menos favorita.

Em busca de um lugar ao sol, Portugal deposita suas fichas no momento iluminado de Cristiano Ronaldo. O fantástico ano de 2013 lhe rendeu o posto de melhor jogador do mundo pela segunda vez e sua temporada culminou com o título da Champions League com o Real Madrid. Porém, o gajo teve atuação discreta na final, embora tenha anotado um gol de pênalti. Isso se deve ao evidente esgotamento físico a que foi submetido durante esse tempo.

Mesmo refém da condição de Cristiano Ronaldo, Portugal tem em seu grupo uma meia dúzia de jogadores que podem auxiliá-lo na missão de levar a seleção lusa o mais longe possível. A boa fase de Pepe e Coentrão dão alguma estabilidade lá atrás, ao passo que Moutinho, Meireles, Postiga, Nani e Varela são as melhores opções para as lides ofensivas.

Portugal tem um time bom, ponto. Não é uma Brastemp, é apenas uma seleção competitiva. Com ou sem Cristiano Ronaldo as chances de Portugal alcançar as semi-finais me parecem um tanto utópicas. Mas vão engrossar, fazer jogo duro, o que é bom para a Copa, sem sombra de dúvidas.

Agora entro nos reais motivos que justificam a graça do grupo.

Gana é uma seleção perigosa. Em 2006, chegou às oitavas num grupo que também tinha os EUA. Caiu para o Brasil naquela ocasião. 4 anos mais tarde, Gana protagonizou uma das paradas mais surreais que eu vi em Copas do Mundo.

Quartas-de-final. Gana e Uruguai empatavam por 1 a 1. No último minuto do segundo tempo da prorrogação falta para os africanos. Bola alçada na área. Começa um fuzuê danado na área uruguaia. Muslera, goleiro Celeste, sai mal. A bagunça persiste. Eis que surge uma cabeçada certeira e o atacante Suárez, na linha do gol, espalma no puro reflexo e evita o gol. Pênalti. NO ÚLTIMO MINUTO DA PRORROGAÇÃO, PÊNALTI. Toda a África agora reunida em Gana, última seleção viva do continente e prestes a ser uma das 4 melhores da competição. Tudo nos pés de Gyan. Ele corre, bate e CARIMBA O TRAVESSÃO. A bola vai embora. A partida vai para os pênaltis e o Uruguai vence, com direito a cavadinha de Loco Abreu para colocar a Celeste na semi-final.

Essa história mostra que se não fosse a bisonha defesa de Suárez, Gana teria sido semi-finalista 4 anos atrás. Seria uma das quatro melhores seleções daquela Copa, portanto. E não é uma seleção de todo ruim, pelo contrário. Traz para esse Mundial peças presentes naquele dia fatídico e uma equipe que conta com jogadores de bom nível.

Capitaneados por Essien, Muntari e Kevin-Prince Boateng (irmão do zagueiro Boateng da Alemanha - aliás, vão se enfrentar novamente na fase de grupos, tal como em 2010), merecem atenção o próprio atacante Gyan, Ayew, os meias Atsu e Asamoah e o zagueiro Mensah. 

Não acredito que Portugal vá perder sua vaga para Gana. Mas, porém, contudo, todavia, há uma chance razoável de Gana aprontar e ir lá meter o bedelho na segunda fase.

Restam os Estados Unidos. Chegam com sede de vingança. Como dito, caíram no grupo de Gana em 2006 e perderam por 2 a 1. Na última Copa, foram eliminados pelos ganeses nas oitavas pelo mesmo placar. Para 2014, os EUA não empolgam.

A grande surpresa é a ausência de Donovan, grande astro do futebol norte-americano. Assim, os destaques ficam por conta do veterano goleiro Howard, o zagueiro Beasley e os atacantes Dempsey e Altidore. 

A MLS tem investido no futebol local com a constante contratação de veteranos para promover o futebol local. Isso desde Pelé quando atuou pelo Cosmos. É possível notar a evolução dos norte-americanos. Em 2009 chegaram à final da Copa das Confederações e o Brasil tomou um suadouro desgraçado para virar o jogo e sagrar-se campeão.

Talvez se não caísse num grupo tão traiçoeiro os EUA tivessem uma perspectiva melhor. Mas quando se tem Alemanha, Portugal e Gana pela frente, o futuro não parece muito animador para essa seleção.


PALPITE
1º - Alemanha
2º - Portugal 

Para ver os demais grupos, clique:

Siga o blog no twitter: @botecoesportivo
E curta a página no Facebook: facebook.com/obotecoesportivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário