segunda-feira, 9 de junho de 2014

GRUPO F - Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria

O grupo do bilhete premiado. A sorte sorriu para a Argentina de Messi, infelizmente. Os hermanos foram contemplados com um grupo fácil e um cruzamento que, dentro das CNTP, os colocam diretamente nas quartas-de-final.

Nunca é demais lembrar que a Argentina não se resume a Messi. Da volância em diante há um verdadeiro desfile de qualidade. Mascherano, Di María, Agüero, Lavezzi, Higuaín. E olha que Tevez e Pastore não foram lembrados. Ou seja, é inegável que quando eles tiverem a posse de bola todo cuidado do mundo será pouco.

Seus pontos fracos residem na defesa e no gol. Seus defensores, laterais e goleiros não são lá essas coisas. Não há nenhum nome que cause frisson e imponha respeito assim de cara. Dessa forma, a Argentina terá que dobrar sua atenção e esforços defensivos para superar tais deficiências. Raça, como de praxe, não faltará.

Sem dúvida é uma das grandes favoritas ao título. Porém, repito, os flancos e o miolo da zaga podem entregar a rapadura. 

Enquanto os argentinos sorriem à toa, o restante do grupo se coça para conquistar a segunda vaga.

A grande favorita a ir até as oitavas é a Bósnia, do astro Dzeko, centravante do Manchester City.

Dzeko é um atacante de muita presença de área e frieza nas conclusões. Quem divide o protagonismo da Seleção com ele é o meia Pjanic e o atacante Ibsevic. Já os demais perambulam basicamente pelo futebol alemão, italiano e turco.

Não é o fato de ser favorita a uma das vagas que faz da Bósnia um bicho-de-sete-cabeças. Basta lembrar que ela disputa sua classificação com Irã e Nigéria, seleções bem mais inferiores. Todavia, vale registrar que a Bósnia classificou-se em primeiro do seu grupo nas Eliminatórias da UEFA superando a Grécia no saldo de gols: 24 a 8!

Aparentemente é uma equipe que, quando ataca, não se faz de rogada. Entretanto, complicado avaliar a real qualidade de sua defesa. Em se tratando de primeira fase, parece seguro afirmar que tem um conjunto mais sólido que suas demais concorrentes o que a credencia às oitavas-de-final.

Basta saber que uma delas é o Irã. Nem se eles trouxerem armas nucleares e químicas terão um time suficientemente poderoso para alcançar as oitavas-de-final. Para dificultar ainda mais sua empreitada, a maioria esmagadora de seu elenco atua no desconhecido futebol iraniano. Enfim, que desfrutem da viagem ao Brasil e divirtam-se da melhor maneira que puderem.

Já a Nigéria pode se permitir sonhar. Sonhar mas nada além disso. É quem pode, em tese, medir forças com a Bósnia e tentar conquistar uma boquinha na segunda fase.

Contudo, a Nigéria já teve times melhores. Os tempos de Kanu, Amokachi, Babangida, Ikpeba, Okocha e West já foram. A realidade dessa Nigéria-2014 passa por Mikel, Onazi, Moses e só. E esses três nem de longe limpam a chuteira dos ídolos mencionados. 

Ano passado foi possível ver bem o nível do selecionado africano. Na Copa das Confederações de 2013, caiu no grupo de Espanha, Uruguai e Taiti. Fez o desfavor de golear impiedosamente os amadores do Taiti e pagou caro quando confrontou a realidade: derrotas para Espanha e Uruguai e adeus à competição.

Enfim, ainda que passar pelo Irã seja certo, a Nigéria não parece ser forte o suficiente para superar a Bósnia nesse grupo.


PALPITE
1º - Argentina
2º - Bósnia

Para ver os demais grupos, clique:




Nenhum comentário:

Postar um comentário