sexta-feira, 6 de junho de 2014

GRUPO E - Suíça, Equador, França e Honduras

Um grupo skol litrão às avessas. Chama a atenção o fato de que a cabeça-de-chave do grupo é a Suíça e não a França. Isso porque a FIFA se baseia em seu ranking de seleções para definir quem serão os cabeças-de-chave e, à época, a Suíça estava à frente da Seleção Francesa.

Bom, é um grupo de virtual equilíbrio mas sem a roupagem de um grupo da morte. No frigir dos ovos é de se esperar que as equipes europeias triunfem nesse bloco.

Sempre favorita, a França terá a baixa do craque feioso Ribéry. Além dele, Nasri, meia habilidoso do Manchester City, não foi convocado pelo técnico Didier Deschamps. A ausência desses dois atletas já indica uma equipe com déficit considerável no setor ofensivo.

Para compensar tal carência, a Seleção Francesa aposta alto nos gols de Benzema, centroavante do Real Madrid. Além disso, investe pesado no meio-campo que conta com Pogba, Cabaye e Matuidi. A defesa também merece respeito. Os jovens Varane e Mangala aliados à experiência de Evra e Sagna garantem que os Bleus seguirão uma pedra no sapato de quem cruzar seu caminho.

Outra Seleção chatinha de se encarar é a Suíça. Antes de tudo, uma curiosidade. A Suíça já conseguiu o feito surreal de ter sido eliminada de uma Copa sem levar nenhum gol. Em 2006, a equipe se classificou em primeiro lugar com 4 gols marcados e nenhum sofrido. Aliás, por coincidência, também tinha a França naquele grupo. Nas oitavas, foi eliminada pela Ucrânia nos pênaltis, após empate por 0-0 no tempo normal e prorrogação.

Em 2010 novamente se classificou para a Copa. Contudo, caiu na primeira fase. Nem por isso o desempenho defensivo deixou de ser destaque. Só levou um gol.

Ou seja, o ataque pode não ser lá essas coisas, porém é inegável que é um time que sabe como se defender. Liderada por Lichtsteiner e Senderos, a Suíça concentra seus jogadores basicamente entre Itália e Alemanha, como Behrami (Napoli) e o veloz Shaqiri (Bayern de Munique).

Vale dizer que esse time chato bateu o Brasil ano passado em amistoso realizado na Basileia por 1 a 0, gol contra da Daniel Alves. Creio que tá mais que mostrado como é que eles devem se apresentar em campo.

Nadando contra a maré vem o Equador. 

É muito complicado apostar no Equador como eventual surpresa porque o time não é lá essas coisas. Quer dizer, em se tratando de América do Sul o Equador vira-e-mexe emplaca uma campanha razoável e se classifica para a Copa. Para este ano, contou com a ausência do Brasil e fase ridícula do Paraguai para assegurar sua vaga.

Para se ter uma noção, o zagueiro Erazo mal figura no banco de reservas do Flamengo e tá lá convocadinho da Silva, percebem? O grande nome dessa Seleção é Antonio Valencia, meia-atacante do Manchester United. De resto, é só a nata da desconhecida boleiragem equatoriana.

Pior ainda é tentar dizer alguma coisa sobre Honduras. Não adianta tentar defender o pobre catado hondurenho usando como desculpa a Copa América de 2001 quando eliminaram uma tal Seleção Brasileira por humilhantes 2 a 0. É um time ruim e ponto.

Entre atletas escondidos pelo submundo do futebol (tipo o paraguaio e o norte-americano), Figueroa, García, Espinoza e Palacios atuam em modestas equipes do futebol inglês. Ou seja, tal como a Costa Rica, vai ser a mãe do grupo.


PALPITE:
1° - França
2° - Suíça

Para ver os demais grupos, basta clicar:

Não esqueçam de seguir o blog no twitter: @botecoesportivo
E curtir a página no Facebook: facebook.com/obotecoesportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário