sexta-feira, 27 de junho de 2014

Assim terminou a fase de grupos

A mais surreal das Copas encerra sua fase de grupos e entra no mata-mata. Vou resumir o que rolou nos grupos e, logo mais, sobe post com os pitacos das oitavas.


GRUPO A - Como era esperado, o Brasil fechou a primeira fase em primeiro. O empate contra o México foi um ponto fora da curva, porém, a goleada sobre Camarões com a entrada de Fernandinho no meio nos dá esperança em um futuro melhor. O México surpreendeu. Soube se reinventar e se mostrou um time compacto, inteligente e perigoso. No comando de Giovanni dos Santos e Peralta, com direito a Chicharito no banco, o México também somou 7 pontos. Na última rodada, mandou a Croácia de volta para casa com um imponente 3 a 1.

Balanço dos Palpites - Acertei o Brasil em 1º mas esperava 3 vitórias independente de circunstâncias especiais. Não contava com tamanha organização mexicana a trucidar a Croácia.

GRUPO B - A Holanda não deu chances para o Chile e confirmou a liderança com uma vitória por 2 a 0. La Roja controlou bem o jogo no primeiro tempo e boa parte do segundo, contudo, não conseguia criar boas chances. Já a eterna Laranja Mecânica defendeu-se bem e conectou bons contra-golpes. Encontrou um gol de cabeça e, no apagar das luzes, Robben puxou contra-ataque e serviu o companheiro para o segundo gol. Na outra partida que nada valia, a Espanha fez 3 a 0 na Austrália. Vitória que não apaga seu desempenho tosco, aquém do que se esperava de uma atual campeã.

Balanço dos Palpites: Não esperava uma Holanda tão sólida a ponto de liderar o grupo. Espanha fora foi só o segundo dos meus erros no meu bolão pessoal.

GRUPO C - Skol litrão do início ao fim, o grupo C consagrou a favorita Colômbia. Os cafeteros fizeram uma campanha impecável na primeira fase e apresentaram um futebol bastante interessante. Seus 9 gols em 3 jogos não foram obra do acaso. É um time rápido e bastante insinuante ofensivamente. James Rodríguez vem sendo o diferencial da equipe que perdeu Falcao García lesionado. Bom, na derradeira rodada, enquanto o Japão era goleado pela Colômbia, Costa do Marfim segurava como podia o empate com Grécia que lhe daria a classificação. Porém, aos 47 do segundo tempo, o árbitro viu pênalti em Samaras. Ficou a impressão de que o atacante grego tropeçou na própria falta de habilidade, se chutou e acabou cavando o pênalti. Ele mesmo bateu e colocou a improvável Grécia nas oitavas.

Balanço dos Palpites: Acertei a Colômbia em primeiro. Surpreenderam as 3 vitórias e a média redonda de 3 gols, além da competência ofensiva que já a coloca como adversária perigosa em uma eventual quartas-de-final. A Costa do Marfim estaria classificada não fosse o pênalti pra lá de mandrake convertido nos acréscimos. Bah.

GRUPO D - Aposentem o Grupo D! Depois de tantas surpresas e emoções, sério, tem que ser eternizado. A Costa Rica terminou surpreendentemente em primeiro. Contra tudo e todos, o maior bug dos bolões somou 7 pontos depois de vencer Uruguai, Itália e amarrar um 0-0 com a Inglaterra, esta sim a grande decepção do grupo. O Uruguai ressuscitou após a derrota na estreia e venceu Inglaterra, com show de Suárez, e bateu a Itália em jogo impróprio para cardíacos por 1 a 0. Assim, a Celeste avançou e entrou na rota do hexa.

Balanço dos Palpites: Ó...uma bosta! Acreditei no ataque inglês e caí do cavalo. Apostei que a Azzurra não repetiria uma campanha ruim em Copas e errei. Bem, Uruguai em segundo muitos podem ter acertado, mas Costa Rica em primeiro, ah, eu quero conhecer esse guru hoje milionário que quebrou sites de apostas!

GRUPO E - Enfim, um grupo que saiu relativamente dentro da normalidade. A França não apenas confirmou o favoritismo como mostrou um ataque bastante engraçadinho mesmo sem Ribéry. Benzema já fez 3 gols, vejam só. Em suma, a França bateu Honduras e Suíça com tranquilidade - 3-0 e 5-2, respectivamente - e cozinhou o desesperado Equador em banho-maria num raro bom jogo que acaba sem gols. A Suíça não repetiu a regularidade defensiva (levou 6 gols nesses 3 jogos) mas compensou com um ataque competente. Cumpriu seu papel ao vencer o Equador, de virada, por 2 a 1 e sapecar 3 em Honduras, que veio a passeio, pois também não foi páreo para os sul-americanos e terminou sem pontuar. 

Balanço dos Palpites: Finalmente um acerto em cheio! França jogando bem, ataque eficiente e meio-campo criativo. Suíça superior aos rivais mas não chega a empolgar a ponto de se credenciar como zebra.

GRUPO F - A Argentina pegou uma baba e quase se complicou, apesar das três vitórias. Venceu de modo protocolar a Bósnia por 2 a 1. Depois, abandonou o juízo e abraçou a sorte. O Irã perdeu 2-3 grandes chances de marcar (belas intervenções de Romero) até Messi resolver o caos daquela hora e meia em um chute preciso de fora da área no 91º minuto de jogo. Por fim, mostrou por que seu ataque é bom e sua defesa é preocupante: 3 a 2 sobre a Nigéria, que ficaram com a segunda posição. Os africanos empataram com o Irã e classificaram por terem vencido a Bósnia na 2ª rodada. Aliás, os bósnios decepcionaram. No seu debute em Copas, apenas uma vitória sobre o Irã quando nada mais lhe valia.

Balanço dos Palpites: A patota de Dzeko, minha aposta, não prosperou. A Nigéria, mesmo classificada, abusou da bipolaridade ao não conseguir superar o Irã, vencer a Bósnia e fazer jogo duro contra a Argentina. Hermanos tranquilos e, a julgar o chaveamento, não é demais imaginá-los nas semifinais.     

GRUPO G - Deste bloco triunfou a Alemanha. Como esperado, os alemães lideraram o grupo alternando espetáculo e regularidade com apagões súbitos. Atropelou Portugal, empatou com Gana num eletrizante 2 a 2, empate germânico anotado por Klose, igualando a marca de Ronaldo na artilharia máxima das Copas com 15 gols. E venceu os EUA por 1 a 0. Muller, 4 gols, é o principal destaque. Portugal de Cristiano Ronaldo decepcionou. Não superou a traulitada da primeira rodada e o amargo empate por 2 a 2 com os EUA o obrigava a golear Gana para avançar. Não conseguiu. Gana, minha aposta a zebra caso esta resolvesse dar o ar da graça, também deu sopa para o azar. Foi assim que os EUA conseguiram a vaga. Bateram os africanos na estreia, somaram um ponto com nossos patrícios e a derrota para a Alemanha não lhe custou a merecida vaga.

Balanço dos Palpites: A Alemanha confirmou o favoritismo. Mesmo com alguns apagões em certos momentos da partida contra Gana, o ataque e a consistência de sua equipe garantiu o empate e reforça sua candidatura ao título. EUA surpreenderam novamente. Regulares, aplicados taticamente e oportunistas. 

GRUPO H - A Bélgica sobrou, claro. Contudo, não foi essa maravilha toda que se esperava. O time penou um bocado para bater Argélia, Rússia e Coréia do Sul. A defesa levou apenas um gol, ao passo que o ataque anotou apenas 4 tentos. Na Copa do Surrealismo não podia faltar outra surpresa. A Argélia goleou a Coréia por 4 a 2 e arrancou um empate por 1 a 1 contra a Rússia para avançar às oitavas. Rússia foi muito mal. A próxima sede da Copa mandou um time bem meia boca que conquistou irrisórios 2 pontos. A Coréia superou os russos e mandou ainda pior: apenas um ponto.

Balanço dos Palpites: Alá agiu e classificou o arretado time da Argélia. Não é uma equipe tão songa como parece. Já a Bélgica, bem, numa Copa onde tudo parece fora do lugar, foi um tiro que não saiu pela culatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário