sexta-feira, 20 de junho de 2014

A mais surreal das Copas

Há quem prefira chamar de "Copa da Zoeira", mas eu vejo essa Copa como a mais surreal que já vi. Faço esse post após a partida entre Costa Rica x Itália válida pela segunda rodada do grupo D e enquanto a França faz 3 a 0 na Suíça. Então, nada melhor que resumir o que rolou em cada grupo até aqui pra explicar o nível de surrealismo desse Mundial.


GRUPO A - Aqui tudo mais ou menos dentro da normalidade. O Brasil bateu a Croácia com uma força da arbitragem no segundo gol. Daí encarou o México e ficou no 0-0 graças ao goleiro Ochoa, que pegou até pensamento naquele jogo. A Croácia enfiou 4 em Camarões e, só se vencer o México na última rodada se classifica. O Brasil corre um risco remoto de ficar fora mas nem mesmo a má fase de alguns jogadores deve contribuir para isso. Brasil avança e México e Croácia que se resolvam.

GRUPO B - Tal como esperado, o Grupo B poderia reservar doses cavalares de emoção na mesma proporção do Grupo da Morte. E não decepcionou, culminando com a degola da atual campeã e favorita Espanha. O cartão de visitas foi dado pela Holanda com uma goleada humilhante - e de virada - sobre a Espanha, atual campeã. Impiedosos 5 a 1. Por sua vez, o Chile venceu a Austrália. Na segunda rodada, a Fúria repetiu a atuação desastrosa da estreia e perdeu por 2 a 0 para La Roja, que garantiu presença nas oitavas devendo ser, possivelmente e novamente, a adversária do Brasil nas oitavas, confronto este que a FIFA já estuda classificar como cláusula pétrea nos mundiais. A Holanda também está classificada após vencer a Austrália em um jogo eletrizante e cheio de viradas: 3 a 2. 

GRUPO C - No grupo mais surreal, a Colômbia reina soberana e classificada. Venceu Grécia e Costa do Marfim e estará nas oitavas-de-final. Na última rodada, todos podem se classificar. A Costa do Marfim venceu o Japão e está em segundo com 3 pontos. Os Samurais Azuis ficaram no 0-0 com a Grécia e ambos somam 1 ponto. Na última rodada, Japão x Colômbia, Grécia x Costa do Marfim. Se o africanos empatarem, o Japão precisa vencer por 2 gols para avançarem. Grécia classifica em caso de vitória e se o Japão não vencer a Colômbia. Muitas possibilidades em jogo.

GRUPO D - O GRUPO DO SURREALISMO EM PESSOA. Não, esqueçam a nomenclatura "Grupo da Morte". É Grupo do Surrealismo. A única equipe classificada aqui É A COSTA RICA. A Costa Rica simplesmente meteu 3 a 1, de virada, no Uruguai e acabou de vencer a Itália por 1 a 0 jogando melhor, inclusive. Merecido! Já é a maior surpresa dessa Copa! A decepção ficou a cargo da Inglaterra. Perdeu para a Itália e Uruguai ambas partidas por 2 a 1 e está eliminada. Vale dizer que na partida entre Uruguai e Inglaterra teve de tudo. Gol de Rooney (finalmente!), dois gols de Suárez, Álvaro Pereira nocauteado e brigando para não ser substituído, um show de coisas surreais, portanto. Na derradeira rodada, Uruguai x Itália fazem uma verdadeira final pelo muito provável SEGUNDO LUGAR DO GRUPO (a Costa Rica tem 3 gols de saldo, Itália tem 0 e Uruguai -1). Ou seja, italianos jogam pelo empate.   

GRUPO E - A França abriu 3 a 0 na Suíça e encaminha sua classificação. Mais tarde Equador e Honduras jogam pelo direito de pressionarem a Suíça na tabela. Na primeira rodada, suíços venceram equatorianos por 2 a 1, de virada e nos acréscimos em contra-ataque letal após o Equador desperdiçar ótima chance. Aqui, tudo mais ou menos dentro dos conformes.Ainda que perca, a Suíça ainda tem boa chance de classificar já que vai encarar Honduras na última rodada.

GRUPO F - A Argentina passou algum apuro mas venceu a Bósnia por 2 a 1, com gol de Messi. Irã e Nigéria fizeram um jogo terrível que não poderia ter outro placar senão 0-0. É possível que os palpites dados se concretizem. A Bósnia deve passar pela Nigéria e tudo indica que a Argentina fará uns 20 no Irã. Ou não.

GRUPO G - Outro ponto surreal foi a estreia de Alemanha e Portugal. Foi um massacre alemão e o placar de 4-0 ficou barato. Pepe foi expulso idiotamente ainda no primeiro tempo. Muller fez 3 gols. Foi um vareio e a prova de que a Alemanha vem forte. No outro jogo, os EUA surpreenderam e venceram Gana, nossa candidata maior a surpresa desse grupo. 2 a 1, mesmo depois de sofrerem muita pressão dos africanos. Vai entender.

GRUPO H - O grupo mais bunda dessa Copa começou com a Argélia marcando um gol na Bélgica. Contudo, os belgas viraram e venceram por 2 a 1 mantendo sua condição de favorita no grupo mas já tendo perdido o título de surpresa da Copa para a Costa Rica. No outro jogo, Rússia e Coréia do Sul ficaram no 1 a 1. Destaque para o frango espetacular engolido pelo goleiro russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário