sexta-feira, 16 de maio de 2014

Um novo Libertador

Para nossa alegria, a Libertadores ganhou um ingrediente espetacular nesta edição. Todos os quatro semifinalistas jamais venceram a competição. Sequer à final chegaram. Sim, há um novo Libertador entre nós. Porém, como identificá-lo?

Nas últimas temporadas foi fácil perceber o campeão dar mostra de sua predestinação. Como esquecer a linda triscada de dedo que Cássio deu na bola de Diego Souza, ou mesmo o pênalti defendido por Victor nos acréscimos?  

Agora, diante de tantas coincidências cósmicas, fica impossível apontar quem é o escolhido. Sem contar o fator janela de transferências que pode roubar algum destaque pontual das equipes.

Eis os jogos de volta e os motivos que credenciam cada um ao tão sonhado título. E palpites.


ARSENAL DE SARANDÍ 0 x 0 NACIONAL - O Nacional Querido novamente elimina um time argentino em solo hermano. Depois de despachar o Vélez, os paraguaios fecharam a casinha e suportaram a pressão do Arsenal garantindo, assim, presença nas semifinais da Libertadores. Apesar do franco domínio argentino, Nacho Don fez boas defesas e brecou o ímpeto dos mandantes. A meia-cancha nacionalófila controlou bem o jogo e não houve maiores sustos. O copeirismo está em alta nesse time. Defende-se bem, tem traços de qualidade nos contra-ataques e quando joga em casa não se furta a atacar.


DEFENSOR 1 x 0 ATLÉTICO NACIONAL - Outra aula de contra-ataque do Defensor contra o Atlético Nacional. Precisando reverter o placar de 2 a 0, os colombianos desandaram a atacar e pressionar e fazer tudo quanto manda o protocolo, mas sempre batendo no muro violeta. Mesmo em casa, o Defensor não mostrava muito interesse em atacar e apostava nas escapadas de Gedoz para levar o caos aos cafeteros. O segundo tempo foi todo do Atlético. No entanto, a Libertadores-14 está fadada a ser de um novo Libertador. Nos 42 minutos, quando tudo era desespero e pouca tática, o Defensor encaixou um belo contragolpe nos desestruturados colombianos e coube, de novo, a Nico Olivera jogar a última pá de cal no atrevido Atlético. 

O Defensor é o mais engraçadinho dos times que restaram. Porque fazem tudo com capricho. A defesa funciona de modo exemplar e o ataque é muito competente. O contra-ataque pela esquerda com Gedoz ou Pais à direita, com o auxílio de De Arrascaeta pelo meio leva perigo constante ao adversário. 


CRUZEIRO 1 x 1 SAN LORENZO - A banda do Papa segue viva! Eliminou o bipolar Cruzeiro em pleno Mineirão. É o grande carrasco brasileiro nessa edição. Antes, bateu como quis no Botafogo e judiou do Grêmio ao eliminá-lo nos penais. Razoável considerar que o Ciclón chegou até aqui pela sua presença de espírito, digamos, iluminada. Penso que o Sumo Pontífice realiza uma novena especial durante os 90 minutos que o San Lorenzo entra em campo pela Copa. Os argentinos não tem lá um ataque muito bom mas tem uma eficácia bem pontual. Vide o gol no jogo de ida. Pois, agora, menos de 10 minutos no relógio e Piatti anota o primeiro. Pouco depois deu-se o luxo de perder outro cara-a-cara com Fábio. E o que mais pode explicar a partida estar ainda 0 a 0, Marcelo Moreno arrematar de canela, a bola sair de Torrico, carimbar as duas traves e sair? O gol de Bruno Rodrigo na parte final do jogo só serviu para iludir quem foi ao jogo. Estava claro como a água que a vaga seria do San Lorenzo desde o início.

O San Lorenzo parece um time tosco, mas tem seus trunfos. O goleiro Torrico vive grande fase. Provavelmente, efeito da bênção papal em suas luvas. Que seja. A defesa morde bem. Tem em Mercier e Piatti os pilares do meio-campo. É uma equipe iluminada e também organizada.


BOLÍVAR 1 x 0 LANÚS - A Bolívia emplaca um semifinalista pela primeira vez! O Lanús tentou o que pode, dentro de suas possibilidades. Veja, tinha Santiago Silva (isso, o El Tanque) no ataque e tal. Porém, quem brilhou foi Marchesín. O arqueiro argentino novamente fez excelentes defesas, contudo, não conseguiu evitar que Arce (família Aquele. Ex-Corinthians) fizesse o gol da redenção boliviana aos 43 do segundo tempo. Bom lembrar que Izquierdoz fez o favor de dificultar ainda mais a vida do Lanús aos 13 da segunda etapa ao ser expulso. Enfim, é Bolívar nas semi!

A campanha do Bolívar é sublime e, sim, é candidata ao título. Foi líder do grupo que degolou o Flamengo. Nas oitavas, bateu o León, outro rival de grupo, com dois empates. Detalhe: 2 a 2 fora de casa e 1 a 1 em casa. Agora, elimina um time argentino e atual campeão da Sul-americana. É uma equipe que, óbvio, conta com a altitude como principal aliada. Todavia, fora de casa, também faz seus golzinhos e não é essa moleza toda que estamos costumados a pensar dos bolivianos.


DUELOS:

NACIONAL QUERIDO x DEFENSOR 
PALPITE: DEFENSOR 

SAN LORENZO x BOLÍVAR
PALPITE: SAN LORENZO (mas torcida pelo Bolívar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário