terça-feira, 29 de abril de 2014

Todos queríamos ser Kardec

A surreal especulação virou interesse e transformou-se em negociação (praticamente) concreta. Alan Kardec deixa o Palmeiras e pula o muro para defender o São Paulo. Do discurso dos presidentes de ambos clubes em suas coletivas nas quais esbanjaram cavalheirismo com troca mútua de gentilezas e congratulações pelo negócio nota-se a inteligência de todos os envolvidos, inclusive e principalmente Kardec.

Comecemos pelo mandatário do Verdão, Paulo Nobre. Ele mais do que ninguém sabe a pindaíba que assola o clube. Ao anunciar que Alan Kardec não mais atuaria pelo Palmeiras - e tendo revelado o acerto do atacante com o São Paulo - Nobre posa de mártir. 

Paulo Nobre vem a público e expõe sua versão: estava otimista com o acerto pois os valores estavam próximos dos pretendidos pelo atacante e pelo fato de ter até o final de maio para resolver a questão. Foi quando teria sido surpreendido pelo pai - e representante - do atacante de que já havia acertado sua transferência para o São Paulo.

O presidente disparou contra o Tricolor, diz que foram sujos, antiéticos, isso e aquilo, mas, veja. Prestemos atenção em um detalhe: Nobre diz que os valores estavam próximos. Ora, se os valores estavam tão próximos assim, por que o pai de Kardec resolveu colocar o atacante no mercado? Que motivação teria para trocar de clube, principalmente um rival da mesma cidade, vizinho de centro de treinamento, se os valores estavam próximos daqueles pretendidos pelo atacante?

Para justificar a saída de seu goleador, Paulo Nobre puxa os holofotes para sua administração. Diz que tem zelo com as finanças do clube e defende com unhas e dentes o contrato de produtividade por uma questão de justiça. Tudo bem que não venham títulos, mas se quer ganhar tanto, dedique-se e esteja em campo. Lindo só na teoria.

Realmente me parece bem claro que os valores não estavam lá tão próximos assim. Tanto que vem o pai de Kardec dizer que só colocou o filho no mercado depois de ver o Palmeiras modificar um ponto já acertado anteriormente. Uma diferença de 5 mil reais. 

Sim, 5 mil reais é, de fato, um valor próximo. Contudo, foi uma diferença de cinco mil após outros tantos mil que Kardec teria aberto mão. E, para que se entre na discussão ética da coisa, tal valor foi reduzido após as partes terem chegado a um denominador comum. Algo como: beleza, fechamos em 10. Daí você vem e me aparece com 5. Não foi o combinado. E isso fez com que Kardec pai negociasse com quem bem entendesse.

A intransigência de Kardec pai passa pelo momento e importância do filho no Palmeiras. Valdívia não tem contrato por produtividade. Joga quando quer, joga bem quando consegue ou tem disposição para (embora esteja fazendo um aceitável 2014) e ganha incrivelmente bem. Alan Kardec entra em campo, come grama, marca gols de tudo quanto é jeito e não merece uma valorização à altura? É revoltante, sim!

Por mais que as finanças não permitissem, Kardec tinha que se impor e exigir uma efetiva valorização. Trocando em miúdos, reconhecimento travestido de dinheiro. Fazer valer sua importância para o clube. E, ao que consta, fez sua parte. Fez concessões, permitiu-se negociar para permanecer onde teve destaque, onde é ídolo (não é?). Mas foi seduzido pelos 350 mil reais mensais (sem contar luvas, não reveladas) oferecidos pelo São Paulo, que desembolsará 4,5 milhões de euros pelo atacante.

Ciente de que deus e o mundo queriam o centroavante, o São Paulo tomou a frente, acertou valores com o jogador, com o Benfica (dono do "passe" do atacante) e ponto. Teve de vir à público somente para passar um recibo que todos já sabiam.

Coube a Carlos Miguel Aidar limitar-e a escancarar a incompetência negocial do Palmeiras em segurar seu principal jogador, explicou que só foi atrás do atacante quando ouviu o brado do pai de Kardec que seu filho tava na pista para negócio e mostrou-se confortável em explicar o ganha-e-perde no mundo dos negócios do futebol. Inclusive, lembrou as saídas de Cafu e Antônio Carlos que pararam no próprio Palmeiras e até Dagoberto. 

Dessa algazarra toda, não dá para entender por que o São Paulo queria tanto Kardec, se o ataque não é sua principal deficiência. Vai se dar ao luxo de não precisar mais de Ademílson, quem sabe. Mais complicado ainda buscar explicações por que gastar tanto com um bom jogador, ponto. Nada além disso. Nada de extraordinário. Por esse valor - ou até menos - talvez fosse possível um atacante tão bom quanto, um volante para acertar a meia-cancha, um zagueiro, ou simplesmente alguém que valha esse furdúncio todo.

Um insano reconhecimento financeiro para um bom funcionário. Quem não queria ser Kardec?



Nenhum comentário:

Postar um comentário