quinta-feira, 17 de abril de 2014

Brasileirão sempre promete.

Brasileirão. O melhor campeonato nacional do mundo está de volta. Com seus estádios parcialmente cheios, arbitragem que trava o jogo por qualquer contato, jogadores de habilidade controversa, dentre outras polêmicas diversas. Sim, ele está de volta para levar o pandemônio, a esperança de G-4, título, salvação, tudo rodada a rodada.

Há um punhado de fatores para se acreditar no Brasileirão-14. 

A começar pelo fato de que é a menina dos olhos de 17 dos seus 20 participantes. Apenas Cruzeiro, Atlético Mineiro e Grêmio se iludem com a Libertadores. Caso caiam até as quartas, pode dar tempo de incendiar o Brasileirão. Fora os inocentes citados, todo mundo na folia.

É de se lamentar a ausência do Vasco. Brasileirão que se preze precisa ter todos os grandes dos principais Estados no baile. Vá lá que a camisa não joga sozinha, mas é inegável que sempre desperta alguma apreensão ao bater o olho na tabela e, na sequência dos confrontos, se deparar com uma interminável sequência de jogos contra times tradicionais.

Os paulistas entram em 2014 mordidos com a pior campanha que tiveram em décadas e com chances razoáveis de exercer seu direito à forra. Cada qual com seu trunfo e deficiência, os paulistas devem reconquistar parte do prestígio no cenário nacional.

Nota-se uma gama de favoritos por antecipação. Times que contam com um elenco digno de se balançar a cabeça e, nome a nome, constar um protocolar "nada mau". Destaco Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, Corinthians, São Paulo, Inter, Santos e Botafogo como os principais postulantes ao título pelo material humano que declinam no papel.

Convém lembrar o risco de um Atlético Paranaense da vida se intrometer na briga pelo G-4 ou mesmo de um ou dois grandes resolver lutar por uma vaga na Série B. 

Brasileirão é tudo ou nada. Assim, reservo-me palpites:

Não acredito que haverá surpresas no descenso. Também acredito que a disputa será parelha no G-4 seja para o título ou para a Libertadores.

G-4 (não importa a ordem): Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians.
Muricy e Mano devem conseguir dar um aspecto de time de futebol aos seus clubes. Cruzeiro com elenco cheio pode chegar nas cabeças novamente. O Internacional vira-e-mexe aparece por ali.

Z-4 (idem): Chapecoense, Criciúma, Vitória, Goiás.
Intuição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário