sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Morte despertou. Quem será o Libertador?

Vejo essa Libertadores revestida de uma dose a mais de emoção do que nos últimos anos. A Morte, uma das principais deusas do torneio, permitiu uma imensidão de possibilidades dentro de cada grupo prolongando a vida de muita gente até a derradeira rodada. Retardou sadicamente a definição dos grupos e teve que fazer hora extra para definir quem seria poupado de seu chamado. Com isso, a luta contra a foice divina e pela sobrevivência na Copa reservou grandes duelos, catapultou os índices de infartos esta semana e, finalmente, ungiu os 16 classificados às oitavas-de-final.


GRUPO 1 - O já classificado Vélez recebeu o Universitario e derrotou os peruanos por 1 a 0. Com 15 pontos, os argentinos confirmam o favoritismo e a sina de sempre fazerem uma fase de grupos soberba. Na outra partida, a Morte fez a primeira vítima brasileira. O Atlético Paranaense viu-se obrigado a não perder na altitude boliviana contra o The Strongest, aniversariante do dia. Saiu atrás no placar mesmo após intervenções milagrosas de Weverton e chegou a empatar com gol de Adriano, o Imperador. Sim, você não leu errado. Mas não fez um bom segundo tempo. Levou o segundo gol, pouco criou, sentiu demais a altitude e não conseguiu o gol da classificação. Destaco os bolivianos que esbanjaram copeirismo nessa primeira fase e terminaram com 10 pontos acumulados. Já o Vélez dispensa apresentações.


GRUPO 2 - Depois de ceifar o Furacão da Libertadores, a Morte foi dar cabo do Botafogo. Outrora favorito, o Fogão caiu em desgraça ao não fazer a lição de casa contra a Unión Española. Foi obrigado a decidir a vaga na Argentina contra o San Lorenzo do Papa. Os argentinos entraram em campo com a faca nos dentes sabendo que havia por ali alguma chance, ainda que remota, de avançarem às oitavas. Para isso, precisava vencer, torcer contra o Independiente Del Valle, ou golear o Botafogo para superar o saldo de gols dos equatorianos, caso eles vencessem. Isso sem esquecer da dose extra de preces que o Sr. Bergoglio teria que empenhar em favor do Ciclón. Assim, Papa e Morte entraram num acordo de cavalheiros. A Morte daria cabo do Botafogo e o Papa cuidaria do saldo de gols. Afinal, O San Lorenzo massacrou o Botafogo por inapeláveis 3 a 0, resultado que classificou os argentinos graças ao resultado surpreendentemente surreal de Unión Española e Independiente del Valle, no Chile. 5 a 4 para os equatorianos visitantes indesejáveis. Então, chilenos em primeiro com 9 pontos e argentinos em segundo com 8. Unión avança sob os olhos da descrença e da bipolaridade. San Lorenzo chega respeitado e, sobretudo, respaldado.


GRUPO 3 - No grupo mais imprevisível da Libertadores onde todos poderiam avançar, campo e camisa fizeram a diferença. O Cerro Porteño fez valer o fator casa para bater o Deportivo Cali em um eletrizante 3 a 2. Já o Lanús deve dar todo o bicho do jogo ao goleiro Marchesin. No Chile, o O'Higgins precisava vencer para avançar. Porém, o arqueiro do Lanús pegou pensamento e até um pênalti aos 41 minutos do segundo tempo garantindo o 0 a 0. Assim, o Cerro ficou na ponta com 10 pontos e Lanús em segundo com 8.


GRUPO 4 - O Atlético Mineiro sobrou no grupo mesmo apresentando um futebol bem abaixo daquele que o consagrou ano passado. Com Autuori na casamata, o Galo se transformou em um time mais pragmático e menos instintivo. A transição no comando técnico não atrapalhou a campanha da primeira fase: líder com 12 pontos (3 vitórias e 3 empates). O último triunfo (1 a 0, gol de Jô) custou a cabeça dos venezuelanos do Zamora já que o Nacional do Paraguai bateu o Independiente Santa Fé por 3 a 2. Assim, os queridos paraguaios conquistaram o 8º ponto, a 2ª posição e o direito de seguir sonhando com a Copa.


GRUPO 5 - O grupo 5 ficou marcado pela ressurreição do Cruzeiro na competição. E tal ressurgimento passa pelo fraquejo da Universidad de Chile. La U liderava ao término da 4ª rodada, mas veio o Cruzeiro lhe fazer mal. O Cruzeiro na La U e o Defensor a liderar. Última jornada obrigava os chilenos a buscarem a vitória Andes abaixo, contra os serelepes uruguaios do Defensor lá na região da Plata, que tinham ainda o benefício de empatar a peleja. Era certo que o Cruzeiro iria golear o Real Garcilaso e roubar uma vaga, então, a vitória era obrigatória pelo lado chileno. Contudo, os uruguaios aproveitaram o fator regulamento, amarraram o 1 a 1 que lhes assegurava a liderança com 11 pontos e assim foi. Coube, então, aos brasileiros cobrirem o Garcilaso de gols. 3 a 0 foi mais que o suficiente para deixar a Raposa na confortável segunda posição com 10 pontos. O Cruzeiro ganha novo ânimo, mas demonstrou que não é essa Brastemp toda. E atenção à dupla Arrascaeta e Gedoz do Defensor. A zoeira parece não ter limites para esses dois.


GRUPO 6 - Seguindo seu ritual macabro, a Morte fez uma parada em seu terreno, a famigerada casa 6. Sabia-se que, sabe-se lá por que motivo, poupou o Grêmio de qualquer penitência antecipada. Assim como degolou o Nacional do Uruguai logo no sorteio da chave. Foi esse confronto entre o já classificado e o já morto que fechou a chave. Nova vitória do Grêmio por 1 a 0 que lhe valeu a segunda melhor campanha geral com 14 pontos. Na Argentina, o confronto que valia a vida. O Newell's Old Boys entrou em campo podendo empatar com o Atlético Nacional. Mas a noite era cafetera. Vitória incontestável dos colombianos por 3 a 1 em atuação desgraçada da zaga argentina. O Nacional toma a vaga dos leprosos e mostram força, principalmente fora de casa como pode se ver.


GRUPO 7 - Como dito, a Morte estava com tudo e muita prosa. Para encerrar seus trabalhos nesta fase, optou por dizimar outro brasileiro da Copa. Ao Flamengo bastava encher o Maracanã e bater o León para avançar. Porém, os rubro-negros sabem bem o que significa decidir uma vaga em casa contra um time mexicano. Conta-se que havia um pouco de Cabañas em cada jogador do León no triunfo mexicano por 3 a 2 no mesmo Maraca abarrotado. Na outra partida do bloco, o Bolívar também explorou a altitude para vencer o Emelec por 2 a 1 e surpreendentemente terminar em 1º do grupo com 11 pontos, um a mais que o León.


GRUPO 8 - Por estas bandas, a Morte já havia dado seu recado. Todavia, evitou que o Santos Laguna ostentasse a melhor de todas as campanhas. Os mexicanos foram até a Argentina encarar o Arsenal e os hermanos venceram por 3 a 0. Nada que mudasse suas posições. Santos Laguna em primeiro com 13 pontos e Arsenal em segundo com 12. Um melancólio Peñarol ficou no 1 a 1 com o Deportivo Anzoátegui e nada mais merece ser comentado a respeito disso.




OITAVAS-DE-FINAL

Trabalho feito, a Morte assim dispôs os duelos na seguinte ordem da tábua de mata-mata:


Nacional x Vélez Sarsfield                                      
 x                                                                              
Arsenal de Sarandí x Unión Española                      

 X                                                                            

Atlético Nacional x Atlético Mineiro                
 x                                                                        
The Strongest x Defensor                                  
________________________________

San Lorenzo x Grêmio
 x
Cruzeiro x Cerro Porteño

X

Lanús x Santos Laguna
 x
León x Bolívar






Nenhum comentário:

Postar um comentário