quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Melhor do mundo, sim!

Para o inferno a Premier League e seus milhões e suas estrelas, a Bundesliga com seus estádios lotados, La Liga e os espetáculos dos dois melhores jogadores do mundo. Campeonato bom não é feito só de organização e técnica. Tem que ser nivelado (por cima, por baixo, tanto faz) e imprevisível. E é isso que faz o Brasileirão ser o melhor campeonato da via láctea.

Qual a graça de um campeonato se todos os anos são sempre as mesmas equipes que vão lá e levantam o caneco? Hein? O Campeonato Espanhol está feito sob medida para Barcelona ou Real Madrid decidirem o título entre eles cuja antecedência será definida de acordo com a fase que atravessam. Só agora o Atlético de Madrid luta para conseguir um feito conquistado pelo Valencia na temporada 03-04! 10 anos!

Na Itália, Juventus, Milan e Inter tiram o famoso "dois ou um" e quem sair é campeão. A Roma foi a última engraçadinha a meter a colher na brincadeira do trio e levou o título da temporada 00-01. Portanto, mais de dez anos.

Rainha da cocada preta, a Premier League, criada em 1992, concentra grandes equipes, excelentes jogadores do mundo todo, embates sensacionais mas, no fim das contas, também deixa a cargo de dois ou três times a missão de ser campeão. O conclave inglês historicamente opta por Manchester United. Recentemente, Chelsea e Manchester City, graças ao aporte financeiro ridículo que possuem, começaram a promover alguma rotatividade de campeões. O Arsenal dos anos 90 pra cá uma ou duas vezes por década ganha alguma coisa. E o Liverpool, 2º maior campeão histórico, não é campeão desde 89-90.

Até a Bundesliga do ascendente futebol alemão, físico e envolvente não escapa. Estádios lotados todo jogo e festa e toda pompa e...Bayern, Borussia, Bayern, Borussia. Verdade seja dita, dos europeus o Alemãozão é o mais democrático. Desde 2000, só três times conseguiram quebrar a política do chucrute-com-cerveja local. Wolfsburg (08-09), Stuttgart (06-07) e Werder Bremen (03-04).

Peguem agora o Brasil. Todo ano elenca-se, no mínimo, 8-10 times favoritos só pelo nome e pela camisa. A depender da bola e das recentes apresentações pode-se reduzir para uns 5 os virtuais postulantes ao título. E todo ano tem surpresa! Seja entre os campeões ou entre as primeiras posições na tabela final. Vale dizer que desde 2000 são oito campeões diferentes. 

Não venham me falar de nível técnico, de espetáculo, de craques. Falo de fatos. Nosso campeonato, por mais limitado tecnicamente que seja, ainda é o que promove as decisões mais interessantes justamente pelo equilíbrio peculiar entre a maioria dos times da Série A. 

O futebol brasileiro pode estar vendido, em baixa, contestado, dominado por empresários, politicagem, corrupção e o diabo. Mas ninguém tira a emoção daqueles 3 pontos conquistados na marra fora de casa, aquele jogo de seis pontos que termina em um 1 a 1 ruim para ambos. O Brasileirão é o melhor. E se o mundo não acha, azar do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário