sábado, 1 de setembro de 2012

Abra os olhos, Palmeiras!

Há dez anos o filme se repetia. Lembro de ver um Palmeiras com alguma qualidade individual, jogadores renomados, consagrados, mas uma equipe que não conseguia deslanchar. Vieram derrotas, empates, as vitórias passaram a se tornar artigos de luxo e então, quando as rodadas finais do Brasileirão 2002 se aproximavam, logo bradavam: "cai nada!" "olha a camisa!" "Palmeiras! Uma hora ganha!" Só que não ganhou. 

Para essa geração mais recente, na qual me incluo, a queda do Palmeiras foi um grande marco para o futebol, pois mostrava que um clube grande tem totais condições de ser rebaixado caso não apresente minimamente os fundamentos básicos em campo.

Adeus para aquela balela de que a camisa pesa. Vale lembrar que naquele mesmo campeonato o Botafogo caiu junto com o Verdão. Pior, foi o lanterna, e ficou a 3 pontos de sair. (quatro, se levarmos em conta critérios de desempate). O Palmeiras? Antepenúltimo, 1 ponto atrás do Paraná, 22º colocado.

Bacana notar que nos anos seguintes houve uma reação em cadeia com o rebaixamento de outros times de expressão, como: Grêmio, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco.

E o Palmeiras 2012 lembra alguma coisa do Palmeiras 2002. Não era um time exatamente ruim. Ninguém acreditava piamente que o Verdão seria rebaixado assim, sem mais nem menos. Mas, como diz Muricy Ramalho, a bola pune.

Se falta seriedade no trabalho, se os atletas já estão se imaginando na Libertadores-13 curtindo a extensa ressaca do título da Copa do Brasil, se o grupo está rachado, não importa. O ponto crítico é reconhecer já que o Palmeiras é candidato forte ao rebaixamento.

Quanto antes o Palmeiras acordar e perceber que está a 4 pontos do Bahia, 16º colocado e primeiro fora da zona da degola, melhor. O equilíbrio e a dificuldade do Brasileirão mostram que não é simples fazer acontecer uma arrancada excepcional como o Fluminense conseguiu em 2009.

Aliás, depois do Bahia, o Coritiba está mais dois pontos à frente. Ou seja, não basta simplesmente escapar da 17ª posição, é distanciar da zona ou passar mais 18 rodadas com o fantasma do rebaixamento na cola.

Agora, Palmeiras, não há fórmula ou esquema tático para resolver tal problema. Há coração.



(OBS: 2002 foi o último campeonato do formato híbrido. Primeira fase de pontos corridos em turno único e mata-mata envolvendo os 8 melhores colocados. Inclusive, o campeonato contava com 26 equipes. Hoje, o Brasileirão conta com somente 20 clubes.)

2 comentários:

  1. Gabriel,

    a situação do Palmeiras é grave, posso até estar sendo exagerado, mas levando em conta a bolinha que o time vem apresentando e os infinitos problemas de contusão e confusões extra campo eu diria que é preciso com urgência alguém fazer algo antes que seja tarde de mais...

    Mas também
    só estou passando para lhe propor uma nova parceria com um blog novo que criei, desta vez só falando do time do coração, Flamengo. Cansei de ser colunista dos blogs alheios, rsrsrs.

    Se puder dar essa força agradeço desde já. Seu link já esta em minha lista de parceiros.

    SOMOS FLAMENGO
    www.somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Depois do título da copa do Brasil com a vaga da Libertadores assegurada Palmeiras deu relaxada no Brasileirão.

    http://classico1908.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir