sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Segundo olímpico

Não foi a medalha de ouro da Sarah Menezes, nem a massacrante vitória do Dream Team norte-americano contra a Nigéria no basquete masculino, tampouco o recorde de Phelps, o retrato desses Jogos Olímpicos até o momento, na minha opinião, foi o inconformismo da esgrimista sul-coreana Shin A. Lam com o resultado de seu combate com a alemã Britta Heidemann.

Eu não entendo patavinas de esgrima, contudo, as circunstâncias desse jogo me deixaram particularmente perplexo. Foi para a prorrogação após um empate. Daí foi feito um sorteio para definir quem teria a vantagem de jogar pelo empate ao final desse tempo extra, no caso, a sul-coreana levou a melhor.

Foi quando o cronômetro sabe-se-lá-deus-por-que supostamente travou faltando UM SEGUNDO para o final e resolveu-se que esse maldito segundo seria disputado novamente. Partida empatada, resultado favorável à sul-coreana.

Pois bem, e não é que após umas duas tentativas frustradas de reinício a alemã desfere um golpe preciso e vence o duelo?

Transtornada, Shin se recusa a sair do tablado. Desaba no chão e se debulha em lágrimas. O técnico partilha do inconformismo do resultado e busca reverter o resultado consultando os árbitros. Muito tempo passa e nada se resolve. Placar mantido.

Posteriormente, a Federação Internacional de Esgrima sinalizou com a possibilidade de condecorar Shin com uma medalha especial, uma singela honraria. Suas palavras sintetizam bem a situação inusitada: "Não é uma medalha olímpica".

Ou seja, "vão para o inferno com essa porcaria, eu fui sacaneada após anos de preparação para esse maldito evento. ANOS de preparação e vocês me estupram com um erro no cronômetro". Que fique claro, essa é a leitura que EU faço da situação.

Google e youtube adentro, fui atrás de vídeos e informações que pudessem traduzir esse universo completamente desconhecido da esgrima, especialmente esse lance.

Vi, revi, continuo vendo e creio que a sul-coreana tem razão. O golpe da alemã foi efetuado acima de um segundo. Fração de segundo após o maldito segundo restante, mas o cronômetro não zerou. 

De acordo com a Folha/UOL, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima disse que se o toque ocorre ao mesmo tempo que o cronômetro zera, o golpe não teria validade pois ocorreria o bloqueio do aparelho (ler aqui).  Pode até ser, mas, como confiar na porcaria do cronômetro que exigiu tantas paralisações consecutivas? É uma máquina, logo, é tão sujeita a erros e falhas quanto os humanos. 

Vou relacionar os vídeos e links que achei mais esclarecedores. Então, tirem suas próprias conclusões. Entretanto, ninguém me tira da cabeça que Shin tem razão. O cronômetro falhou e o golpe encaixou após o segundo final.

http://www.youtube.com/watch?v=wIIqpVSg7e8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qr_ug9mcu4c&feature=related

http://showdebola.co/video-esgrimista-shin-a-lam-perde-no-ultimo-segundo-e-chora-por-1-hora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário