quinta-feira, 12 de julho de 2012

Por um futuro melhor

Há anos o torcedor do Palmeiras esperava um Título. É, maiúsculo assim. A lembrança da Libertadores de 1999 e o Paulistão de 2008 apenas atormentavam a ânsia por um triunfo nacional decente. Finalmente, o sofrimento acabou na noite desta quarta-feira. O Palmeiras é campeão da Copa do Brasil de 2012 e carimba presença na Libertadores-2013!

Tal como o rival na Libertadores, o Palmeiras fez uma campanha irretocável nesta Copa do Brasil e terminou a competição invicto. Felipão deu nova demonstração de sua 'copeirice' e conquistou pela 4ª vez o torneio.  

Pobre Coritiba. Novamente fez bela participação, chegou pelo segundo ano consecutivo à final, partida decisiva em casa, fez uma senhora festa e, de novo, foi derrotado por uma equipe que soube aproveitar melhor seus pontos fracos: a defesa e a displicência nas finalizações.

Por toda Copa do Brasil, o Palmeiras foi Palmeiras e, sobretudo, um retrato fiel do que Felipão é capaz de fazer. Tirar de um elenco razoável um bom time, organizado e extremamente competitivo. A Copa do Brasil permite que Scolari faça o que adora: trancar sua equipe atrás, travar o adversário e sair no contra-ataque. 

Durante os 180 minutos desta final, o duelo verde teve o Coritiba no comando ofensivo e um cauteloso Palmeiras aguardando o melhor momento de avançar. A produção do ataque do Coxa impressionava na mesma proporção em que os atletas insistiam em desperdiçar boas chances de gol.

A bola parada, velha e fiel companheira, comprou a briga com o Palmeiras e resolveu agir. Responsável pelos dois gols na partida de ida, ameaçou trair seu mestre Assunção quando Ayrton marcou belo gol de falta e abriu o placar para o Coritiba.

Contudo, Palmeiras é Palmeiras e Felipão é Felipão. Num jogo de pontuais oportunidades de gol, o Coritiba mal teve fôlego para comemorar. Assunção e a bola parada logo se entenderam e eis que a redonda encontra a cabeça do predestinado e tão criticado Betinho. 

A igualdade no placar forçava o Coxa a fazer mais 3 gols. No Palmeiras de Felipão? Impossível! 

Título, vaga na Libertadores e esperança em retomar o gosto pelas conquistas. Paz entre time e torcida. Prêmio ao trabalho de Felipão, que realizou um pequeno milagre e levantou um caneco quando todos mais duvidavam da capacidade do Verdão. 

Daqui em diante o que não pode ocorrer é a acomodação. Deixar a ambição morrer pode transformar o Palestra numa equipe que vive de conquistas-cometas. O clube, entendo eu, tem a obrigação de reduzir a qualquer custo os conflitos políticos internos e, de imediato, convencer Felipão a permanecer no time, no mínimo, até o ano que vem. Libertadores vem aí e o maior inimigo estará lá, tal como em 99 e 2000. Ao meu ver, o treinador é peça fundamental tanto quanto Assunção ou Henrique.

Mas hoje é comemoração. E à parte a festa mais que merecida, o Palmeiras tem nas mãos uma oportunidade única em voltar a se tornar um protagonista no cenário do futebol brasileiro e, quem sabe, internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário