quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sem estresse.

Libertadores e Corinthians estão unidos pelo estresse. A fase de grupos é retiro espiritual perto do que o mata-mata reserva. Por mais confortável que seja determinado resultado, enquanto a bola não parar de rolar haverá uma eterna faca em seu pescoço.

Nesta noite, em duelo válido pelas oitavas-de-final, o Corinthians tinha que lutar contra o nervosismo de jamais ter ganho o torneio e contra a ansiedade em buscar os gols para construir um resultado seguro. O empate sem gols conquistado no Equador era ótimo. 

No entanto, um inesperado empate com gols daria a vaga ao Emelec, que já havia operado dois pequenos milagres ao bater o Flamengo e conquistar sua vaga sobre o Olimpia com gols nos acréscimos. A julgar pela atuação regular dos comandados de Tite, esperava-se controle do meio-campo, poucos sustos e chegadas constantes no ataque.

Por sorte, o Timão nem deu oportunidade para sua torcida preparar os terços. Demorou somente 6 minutos para perceberem que o ponto fraco do Emelec era o lado direito. Alex lançou Emerson, que cruzou para a área. A zaga vacilou, Fabio Santos brigou como um centroavante e abriu o placar. Fácil como no videogame.

Desfeita a adversidade no placar, esperava-se que o Timão começasse a jogar como gosta. Colocar a bola embaixo do braço e trabalhá-la como bem entender. Não foi bem assim. O gol acordou os equatorianos e até os 20 minutos ameaçaram incomodar o clube paulista. Porém, quando atacado, defendia-se bem encurtando espaços e, logo ao recuperar a bola, já buscava lançar Willian e Emerson para puxar os contra-ataques.

Nitidamente o Corinthians parecia ter pisado no freio tão logo abriu o placar. Aquele ar de "vou resolver quando eu quiser" tomou força quando Paulinho recebeu na área, dominou bonito e bateu forte para linda defesa de Dreer. No lance seguinte, exploraram o frágil lado direito do adversário com Emerson cruzando para Willian antecipar-se à marcação mas bater por cima.

Então o jogo ficou morno. Limitado, o Emelec não sabia como atacar. Muito superior, o Corinthians tropeçava no preciosismo para concluir suas tramas ofensivas. Contudo, o que qualquer alma no Pacaembu sabia era que  o segundo gol tinha que sair o quanto antes. Correr o risco de levar um gol besta e bater aquele desespero em ter que virar o jogo era um pensamento de arrepiar. Um golzinho do Emelec significaria mais um ano na fila.

Se o lado direito defensivo era precário, o ofensivo mostrou-se insinuante. Ainda que um tanto desorganizados, os equatorianos ensaiavam chuveirinhos por ali. O máximo que conseguiram foi pseudo-assustar a torcida com alguns escanteios ou bolas alçadas na área. No mais, mais do mesmo. 

Quando o Emelec sonhava crescer no jogo, o Corinthians lhe dava um cascudo para acordar. Aos 40, Danilo é lançado e ajeita de cabeça para Paulinho, livre, escorar na trave. Foi o retrato do primeiro tempo. Um Corinthians regular, seguro, mas displicente nas finalizações. Cássio? Mero espectador. 

Para a segunda etapa, uma baixa: Edenílson machucou e Alessandro entrou. Seis por meia dúzia. O Emelec voltou à procura de um gol e sonhando em repetir a sorte defensiva dos primeiros 45 minutos. Logo no primeiro minuto, Chicão faz jogada perigosa na entrada da área. Na cobrança, Cássio espalma pancada de Valencia e tranquiliza a torcida.

Cinco minutos mais tarde, Paulinho cruza da direita e Alex, sozinho no meio da área, erra o voleio e isola. Mais lúcido, os equatorianos começaram a se arriscar mais. Embora não criassem chances concretas de gol e exigissem intervenções de Cássio, rodeavam os flancos de maneira inconveniente.

Estranhamente, o Corinthians recuou. Abriu um pequeno abismo entre o meio-campo e o ataque de tal maneira que os contra-ataques saíam um tanto capengas. Emerson e Willian, pilares do ataque, estavam muito distantes um do outro. Para piorar, Danilo não estava em noite iluminada. Alex, mesmo pouco produtivo, aparecia para tentar alguma coisa.

Nem o irritante pragmatismo de Tite foi capaz de instigar o Emelec. Pelo contrário, só corroborou a naturalidade com a qual sua equipe joga. Aos 16, a primeira escapada decente do segundo tempo. Claro, pela esquerda. Danilo avança, cruza para o meio, Emerson faz o corta-luz e Paulinho invade a área, se atrapalha e perde a bola. 

Três minutos depois, o Timão finalmente resolveu a parada. Em cobrança de falta, Chicão levanta na área e encontra Paulinho para, sem marcação, desviar para o gol. 2 a 0, sem susto, sem nervosismo. 

Daí em diante é história. O Emelec saiu desesperado e sequer conseguiu uma finalização decente. Desta vez, pelo menos testou as saídas de gol de Cássio, que respondeu bem em todas elas. Para mim, impressionou seu posicionamento e a segurança que transmite. Isso contrasta bastante com o clima de Libertadores e tal frieza é indispensável para a posição.

Deu tempo para Alex receber de Danilo e bater cruzado para vencer Dreer e dar números finais à partida: 3 a 0, repita-se, sem sustos, sem nervosismo.

Fato é que essa vitória tranquila diz muito sobre o Corinthians e, ao mesmo tempo, pouco face o nível do adversário. Uma equipe forte no meio-campo e com um ataque perigosíssimo. Estável, regular, segura. Tem as laterais como ponto fraco e exagera na retranca e na cautela quando atua fora de casa. 

Esbanjou tranquilidade e competência para construir o resultado diante de um rival tosco. E é aqui que mora o perigo. Não era um placar complicado de reverter e o adversário era simplesmente ridículo ofensivamente. Mesmo com muitas virtudes, a impressão final depois da classificação às quartas-de-final é a de que o Corinthians ainda não foi devidamente testado no torneio. 

Vasco? Sim, este pode causar algum estresse.

Um comentário:

  1. Gabriel, venho lá do Blog do Timão, pelo Link que enviou. Gostei da resenha, só não concordo quando diz que o rival é tosco e ridículo ofensivamente. O Emelec só não jogou mais porque o Corinthians não permitiu que jogasse. A defesa sólida, os desarmes do Ralf e as saídas de Cássio liquidaram o ataque do Emelec. Mas chamar o rival de ridiculo e tosco não é certo. O time é raçudo e não chegou até aqui à toa. Tá certo que não é um primor de time, mas o mérito é do Corinthians que anulou o seu ataque. Abs

    ResponderExcluir