domingo, 6 de maio de 2012

Análise de Elenco - Santos

O Brasileirão está chegando e nossa "Análise de Elenco" está prestes a alcançar o 20º clube. Restam somente 4 clubes a serem servidos e o de hoje é todo especial.

Finalista do Paulistão, atual campeão da Copa Libertadores, atual bicampeão estadual, o Santos é o time do momento desde 2010 quando levou Paulistão e Copa do Brasil. Ano passado, repetiu a dose regional e reconquistou a América. Perdeu o Mundial, mas e daí? Tem Ganso, tem Neymar - disparado o melhor jogador brasileiro em atividade - tem um elenco de qualidade e um técnico de ponta. 

Em suma, parafraseando Milton Neves, hoje, "torcer para o Santos é uma grande moleza".  


GOLEIROS - Aranha, Rafael, Vladimir, Gabriel Gasparotto - Às vésperas de completar 22 anos, Rafael é, ao meu ver, o goleiro do futuro da Seleção. Titular do Peixe desde o segundo semestre de 2010, já computa uma Libertadores no currículo. Jovem, ainda tem muito a evoluir. Contudo, o semblante sério, o bom posicionamento e os reflexos apurados transmitem segurança sob as traves. Aranha, ex-Ponte, talvez seja um dos melhores goleiros reservas à disposição. Mesmo à sombra do garoto, também tem qualidade. Ainda que visivelmente acima do peso, Aranha colaborou no triunfo sobre o São Paulo que colocou o time na final do Paulistão. Experiente, não sente a pressão por substituir o titular e faz partidas regulares, sem sustos. Vladimir, 3º goleiro, fecha o setor pouco aparecendo.


LATERAIS - Crystian, Fucile, Juan, Léo, Maranhão, Paulo Henrique - Bons nomes. A emblemática lateral-direita que perdeu os improvisados Danilo e Pará, hoje parece arrumada. Fucile chegou e deu estabilidade. Não enche os olhos, porém não compromete. Não é um primor no apoio tampouco um defensor nato. Regular, apenas. Maranhão, que vive uma onda titular, tem aparecido bem. Melhor à frente, claro. Defensivamente preocupa. Juan, ex-São Paulo, também ajeitou o lado esquerdo. Como a maioria dos bons laterais-esquerdos brasileiros, muito bom no apoio e uma lástima na defesa. A passagem apagada pelo São Paulo fez Juan subir de produção no Santos. Não é aquele Juan do Flamengo, mas melhorou consideravelmente. Léo, veterano, ainda tem lenha para queimar. Pouca, é verdade. Experiente e parte das principais conquistas o Peixe, o ídolo só perde para Juan na parte física. Técnica, tem de sobra. 


ZAGUEIROS - Bruno Rodrigo, Durval, Edu Dracena, Jubal, Rafael Caldeira, Vinícius - Boa, porém carente. Dracena, capitão, e Durval são os titulares. Bons zagueiros, sem dúvida. No chão e no alto, firmes no desarme, jogam com seriedade e posicionam-se bem. Ponto fraco: um tanto lentos. Precisam de proteção porque, se saírem cara-a-cara com o velocista adversário, um abraço. Bruno Rodrigo, reserva imediato, não faz feio. Embora inferior aos titulares, não costuma falhar quando exigido. A questão é que falta mais alguém no grupo. Por mais qualidade que os três garotos tenham, é necessário alguém mais experiente para fortalecer o setor.  


VOLANTES - Adriano, Henrique, Alan Santos, Alison, Anderson Carvalho, Arouca, Gerson Magrão - Ótimos. Adriano, um carrapato na marcação. Faz o trabalho sujo do time que mais encanta o Brasil ofensivamente. Arouca encontrou no Santos o time que precisava para seu talento florescer de vez. Ao aprimorar a marcação, tornou-se um dos melhores volantes do Brasil. Corre o campo todo, marca, distribui o jogo e aparece bem o ataque. Ótimo jogador. Henrique, ex-Cruzeiro, é grande opção. Tem estilo semelhante ao de Arouca. Marca e sai para o jogo. Bom reserva, sem sombra de dúvidas. Gerson Magrão pode, inclusive, atuar na lateral-esquerda. Ainda sem jogar, pouco se sabe de suas atuações pelo Dínamo de Kiev. Se lembrar aquele que saiu do Cruzeiro, bom reforço. 


MEIAS - Breitner, Elano, Felipe Anderson, Ibson, Paulo Henrique Ganso, Pedro Castro, Bernardo - De cara, Ganso, o meia mais cerebral do Brasil. Visão de jogo ímpar, coloca a bola onde quer. Finaliza pouco, eis algo que poderia aperfeiçoar. No entanto, seu passe preciso e as tabelas inteligentes que articula compensam quaisquer deficiências. Elano e Ibson duelam pela vaga ao seu lado. Para mim, Elano é a melhor opção. Além de participar efetivamente das tramas ofensivas, fecha bem na marcação. Compõe bem o meio-campo, dá equilíbrio. E pega bem na bola, outro ponto que lhe é favorável. Ibson, que pode deixar o time rumo ao Flamengo, melhorou em 2012. Mais participativo esta temporada, também é notado pela qualidade na armação e nos arremates. Entretanto, sem a eficiência defensiva de Elano. Bernardo, ex-Vasco, chega para ser opção de velocidade e habilidade na articulação. É outro que ainda não atuou e espera-se que repita as atuações do clube carioca. Felipe Anderson, garoto da base, fecha o grupo e é opção semelhante a de Bernardo. 


ATACANTES - Alan Kardec, Borges, Neymar, Dimba, Renteria, Tiago Alves - Neymar ponto. Pela obediência à proposta do post saliento os fatos notórios e já sabidos de cor e salteado. Rápido, habilidoso, mortal. Dribla com facilidade e arremata com precisão. Frio. Decisivo. E alegre. Sem ele o Santos perde muito, por melhor que seja seu elenco. Borges vive péssima fase. Ao meu ver, é limitado. Contudo, reconheço que protege bem a bola e faz bom pivô. Artilheiro do Brasileirão passado, desnecessário ressaltar que é um grande matador. Só que a bola precisa chegar redonda. Faz mais o estilo oportunista que brigador. Tanto que é facilmente anulável. Alan Kardec está em grande fase. Alto e rápido, deu mobilidade ao ataque que ficava preso à inércia de Borges. Tem feito gols importantes, como no empate contra o Inter, no Beira-Rio, pela Libertadores. Renteria chegou e pouco atuou. Não lembrou aquele bom atacante do Inter. Dimba, outra promessa da base, é opção ainda a evoluir.

TÉCNICO - Muricy Ramalho - Ótimo treinador. Tricampeão brasileiro pelo São Paulo, também levou o caneco pelo Fluminense em 2010. Chegou ao Santos em 2011 e já levou Paulistão e Libertadores. No Peixe, não está tão irritadiço como nos tempos de Morumbi. Também abandonou as famigeradas "muricyces", aquela invencionice que só o treinador entendia ou julgava interessante. Muricy foi uma das melhores contratações do Santos nos últimos anos. O fantástico time de 2010 dava show, porém sofria gols com a mesma facilidade que os fazia. Sem abrir mão de uma boa marcação, Muricy provou que sabe jogar bonito, para frente, sem descuidar da defesa. Explora o máximo do talento ofensivo de sua equipe e posiciona bem os jogadores para defender. 

ANÁLISE GERAL - Ótimos jogadores em todas as posições. De um goleiro jovem - e já experiente - a um ataque composto pela maior promessa do futebol brasileiro, o Peixe tem um elenco "santástico". De urgente, falta um reforço para a zaga, No mais, boas reposições para volante, meio, ataque. Até para as laterais quebra-se um galho! É uma equipe que ataca incrivelmente bem e defende-se com segurança. Muricy, excelente treinador, faz boas leituras de jogo e tem subsídios para efetuar boas substituições. Sobretudo, é um time maduro, focado e acostumado à decisões. 

RESULTADO - A maré do Santos está em alta e sabe-se lá onde vai parar. Não é somente pelo fato de contar com Neymar. É ter o jovem craque e toda uma gama de atletas que auxiliam a Joia a arrebentar partida após partida. Como dito, é uma equipe regular e madura. Portanto, impossível não credenciá-la ao título nacional.


Um comentário:

  1. Olá Gabriel,
    Vou fazer uma análise baseado em pontos que descordo ou que não existem em sua análise. Onde eu não tocar é porque eu concordo contigo.
    A Análise será baseado não só no momento atual, mas no decorrer de todo o campeonato brasileiro.
    Lateral Direita: Apenas o Fucile passa confiança, mas está lesionado e acredito que estão tentando força-lo a se recuperar sem a necessidade de cirurgia, o que deverá se mostrar um erro futuramente.Mesmo sem cirurgia a previsão é de mais de 1 mês. Maranhão só não foi embora, pois se tornou a unica opção com as lesões de Crystian e Fucile, portanto sua presença tem muito mais a prejudicar do que agregar. Galhardo do Flamengo pode chegar e ajudar a dar um equilíbrio ao time, pois já é muito ofensivo pelo lado esquerdo. Por fim usar improvisações de volantes, como Adriano, Arouca ou Henrique. Todos eles ja atuaram por ali e fazem o arroz com feijão, talvez o Arouca faça um pouco mais que isso.
    Outro detalhe: Fucile pode ser negociado no meio do ano com algum time do exterior e existe uma clausula no contrato que permite isso. Assim o Santos teria que cobrir.
    Conclusão: Esta posição é a mais carente do elenco, falta qualidade acima de tudo. Portanto se Fucile não se recuperar e participar de muitos jogos pelo brasileirão é possível que o Santos sofra muito por conta disso.
    Meia: Elano já foi um grande jogador, mas atualmente apesar do esforço de recuperar o bom futebol é um problema. Não é incisivo no ataque. Não faz tabelas, movimentação e não consegue nem mais ser um elemento surpresa. Espero que supere isso, pois era um jogador fantástico teticamente. Ibson para este time do Santos é muito importante e isso é o que faz a perda de titulariedade para o Elano, assim como a provável ida ao Flamengo ainda mais estranha. Ibson tem feito o famoso toca e passa para receber na frente ou tocado a bola pelo meio de campo enquanto o adversário se desgasta e o Santos domina o jogo, assim como tem entrado na área como opção de ultimo passe antes do gol.
    Ataque: Renteria e Kardec tem contratos só até o meio do ano, portanto se não renovarem não irão participar do Brasileirão. KArdec tem se mostrado muito útil taticamente a equipe e um talismã, pois tem ajudado quando entra nos minutos finais dos jogos.

    IMPORTANTE: Esqueceu que o Santos tem Neymar e Ganso como selecionáveis incontestáveis, assim estes jogadores poderão desfalcar o Santos em 16 das 38 rodadas do Brasileiro. Vão jogar no máximo 22 jogos. Mesmo que o Neymar faça 1 gol por jogo terá apenas 22 gols e não terá artilharia assegurada e muito menos poderá levar sozinho o Santos ao título. Então o peso dos coadjuventes terão um peso triplicado. Um pequeno problema na lateral direita poderá se tornar fatal, pois não será encobertada pelas excelentes exibições de Neymar e Ganso. Assim eu não ousaria em colocar o Santos como favorito e sim como um time que provavelmente será um elemento surpresa, visto que no final do campeonato o Santos já terá todos seus principais jogadores a disposição. Isso se nenhum das duas estrelas se machucarem pela seleção. Lembre-se que ano passado o Ganso machucou justamente em um amistoso pela seleção.
    Assim como o Santos não disputou o título de 2011 e possível que não dispute o título de 2012. Veja que o campeão do ano passado ganhou 9 dos 10 primeiros jogos e isso fez um diferença crucial no resultado final do campeonato.

    ResponderExcluir