terça-feira, 6 de março de 2012

Van Persie, é hora de dizer adeus e ser feliz...

A temporada de Van Persie no Arsenal é simplesmente fantástica. Guardadas devidas proporções é equivalente ao desempenho de Messi no Barcelona ou de Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Contudo, vejo a vida/carreira do atacante holandês fadada a morrer na memória dos amantes da bola como só mais um talentoso a não vencer nada.

Esqueçam o início no futebol holandês. Saiu do Feyenoord e desembarcou no Arsenal em 2004. De lá para cá ganhou o que? Uma Copa da Inglaterra aqui e uns torneios amistosos bobocas ali? Obviamente a culpa não é de Van Persie. Ou melhor, talvez seja. Quem mandou ir para o Arsenal?

Embora tenha sofrido algumas lesões que atrapalharam seu desempenho no clube, Van Persie chegou num momento no qual os Gunners são meros coadjuvantes tanto na Inglaterra como na Europa. O Arsenal atravessa praticamente uma década à margem de Manchester United, do novo rico Chelsea, agora do Manchester City... Até o Liverpool - que tem montado equipes bem médias - foi campeão da Champions League em 2005 e finalista em 2007. O que fez o Arsenal? Perdeu a Champions de 2006? Uau, hein?

Ganhar o apelido maldoso de "melhor sub-20 do mundo" pela filosofia em apostar sempre nos jovens talentos para compor seus rápidos times devia ofender seus torcedores mais fanáticos. Perder Fabregas para o Barcelona e contratar Arteta é motivo mais que suficiente para linchamento de metade da diretoria. Contar com o brilhantismo de Van Persie e não ter um elenco minimamente qualificado para ajudá-lo devia ensejar rescisão indireta por parte do atleta. Eu entraria na Justiça no dia seguinte.

Ao meu ver, parece que o Arsenal se apequenou. Sucumbiu à força econômica de seus rivais e não parece muito interessado em reverter este quadro. Brigar por 3º ou 4º lugar, descolar uma vaguinha na Champions League e apostar a sorte no principal torneio do continente parece suficiente. Notar isso é tão ofensivo quanto assistir a uma carnificina.

A prova de como os Gunners parecem entregues foi a goleada sofrida perante o Milan. E daí que o Arsenal venceu dois clássicos ingleses na sequência? Continua disputando forte o 3º/4º lugar, ora. Na hora que o chicote estralou, não teve Van Persie, Henry ou Arteta para impedir o atropelamento dos italianos na partida de ida pelas oitavas-de-final de Champions League. Esta partida de volta vai servir só para cumprir tabela, dar aquela falsa impressão de time guerreiro que brasileiro adora ver e só. 

Não sei o que Van Persie pensa ou quer da vida. Presumo que provavelmente ele não queira ser só mais um cometa na história do futebol. Então, meu caro, pegue essa temporada magnífica, coloque no currículo e distribua para Barcelona, Real Madrid, Milan, Bayern...quem sabe jogando em um deles você não se torne campeão em vez de "somente" artilheiro, craque, melhor do time...



Nenhum comentário:

Postar um comentário