quarta-feira, 7 de março de 2012

A traiçoeira Copa do Brasil

Finalmente o ano vai começar para os clubes que não tiveram o privilégio (competência) para obterem uma vaga na Libertadores. No entanto, os grandes clubes que tirem seus cavalinhos da chuva pois, se os Estaduais só servem para criar um clima de euforia e tensão na torcida para o Brasileirão, um tombo na Copa do Brasil pode comprometer toda a temporada.

Todo ano é a mesma coisa. Já que os times X, Y, Z estão na Libertadores, a Copa do Brasil deve ficar com A, B ou C. Contudo, esse simplório pensamento esbarra em um animalzinho muito famoso que prega suas peças pelo Mundo do Futebol: a zebra.

Ano sim, ano sim tem sempre um time do além a figurar manchetes jornal afora com seu feito estampado: "ILUSTRE TIME PEQUENO ELIMINA TIME GRANDE" ou "EQUIPE MODESTA ELIMINA FAVORITO". Invariavelmente o campeão da Copa do Brasil é uma surpresa.

Exemplos não faltam! Para demonstrar, vejamos os 4 semi-finalistas e os respectivos campeões das últimas 10 temporadas. Wikipédia neles!

2001: Coritiba x Grêmio / Corinthians x Ponte Preta. Campeão: Grêmio.
2002: Corinthians x São Paulo / Atlético-MG x Brasiliense. Campeão: Corinthians.
2003: Goiás x Cruzeiro / Sport x Flamengo. Campeão: Cruzeiro.
2004: Santo André x 15 de Novembro / Flamengo x Vitória. Campeão: Santo André.
2005: Fluminense x Ceará / Paulista x Cruzeiro. Campeão: Paulista.
2006: Flamengo x Ipatinga / Vasco x Fluminense. Campeão: Flamengo.
2007: Brasiliense x Fluminense / Figueirense x Botafogo. Campeão: Fluminense.
2008: Corinthians x Botafogo / Sport x Vasco. Campeão: Sport.
2009: Vasco x Corinthians / Coritiba x Internacional. Campeão: Corinthians.
2010: Vitória x Atlético-GO / Grêmio x Santos. Campeão: Santos.
2011: Ceará x Coritiba / Vasco x Avaí. Campeão: Vasco.

Viram? Pior cego é aquele que não quer ver. Salvo um ano aqui, outro ali, tanto o campeão como os semi-finalistas são equipes que jamais são sequer citadas como postulantes ao título.

O segredo é fazer da Copa do Brasil sua Libertadores. Empata fora, ganha em casa, empata fora ganha em casa...e assim garimpar o caminho do almejado triunfo.

No mais, torcedores de São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro e tantos outros  podem se prevenir e já separar um punhado de pedras para atirar no elenco, na diretoria, no técnico porque, com certeza, alguém vai acabar dançando com a mais feia neste campeonato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário