quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estadual não merece rótulo

"Campeonato Estadual é laboratório", "Estadualzão só serve para entrosar o time para a Libertadores/Copa do Brasil", "Ninguém se importa com o Estadual", "Campeonato Estadual é prêmio de consolação". Chega, né? De onde vem tanta implicância?

Há alguns anos esses torneio perderam a força e o romantismo de outrora. Vencidos pelo apertado e mal formulado calendário, além de serem disputados sobre a desleal concorrência da Libertadores e da Copa do Brasil, os Estaduais foram rebaixados pela mídia à condição de meros prêmios de consolação.

Diante desse cenário, as torcidas compraram a ideia. Afinal, de fato, o nível técnico e a fórmula de disputa de certos campeonatos deixam muito a desejar. Assim, quem quer ganhar um Estadualzinho se o que realmente dá retorno e prestígio são os certames Nacionais e Continentais?

Contudo, entendo que essa visão esteja de todo equivocada. Quem torce quer ver seu time sempre ganhando. Vitórias e títulos, sejam eles quais forem, colocam o campeão em evidência gerando receitas, patrocínio, e até mesmo colabora a captar novos adeptos. Além disso, contribuem significativamente para a confiança e a moral dos atletas até o final da temporada.

Então, esse discurso de "ah, mas ganhamos somente o Estadualzinho" vem carregado de uma soberba que muitos times não podem se dar ao luxo de ostentar. Pior ainda quando ocorre o contrário: "Estamos priorizando o campeonato 'x' ". A fúria da torcida só terá sossego com a taça 'x', senão espera só para ver uma coisa...

Pode acontecer de o time campeão estadual patinar no Brasileirão. Nem é incomum isso ocorrer. É preciso ter cuidado com esse deslumbramento e ter a frieza de entender que o nível do Estadual não se equipara ao Nacional. O fato de os Estaduais serem decididos nos clássicos, com acirradas rivalidades regionais, a carga emocional dá o tom e carrega o time. Por isso o rendimento do campeão pode entrar em colapso.

E mais, a polêmica questão do aspecto técnico dos Estaduais, hoje, parece secundária. É fato que nem sempre o melhor ganha. O próprio Campeonato Brasileiro 2011 provou que as competições estão cada vez mais acirradas, ainda que os times experimentem realidades (técnica e financeira, principalmente) completamente distintas.

Por mais evidente que seja a disparidade técnica entre Estadual - Brasileirão - Nacionais Europeus e seja um sacrilégio comparar, o Paulistão já teve uma final São Caetano x Paulista, ora! Tem exemplo melhor que esse?

Portanto, já que a técnica nem o peso da camisa não definem mais os resultados de antemão e o jogo físico ganha cada vez mais destaque, inclusive internacional (leia-se Europa), repito: nenhum clube tem o direito de  tratar o Estadual com tanto desdém. Ele pode representar tanto a salvação de um ano, como o impulso para  glórias maiores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário